Therezinha Franco de Almeida Gazzinelli

Quando a linha de produção cede lugar ao carinho, capricho e amor pelo artesanato, nasce a ARTESÃ. E assim nasceu Therezinha Franco de Almeida Gazzinelli, natural de Andrelândia (01/11/1928), terra do coração, onde teve o seu encontro com o bordado aos 6 anos de idade. Sua mãe foi quem, ao seu lado, ensinou a desenvolver e aprimorar este dom. Hoje, residente na Capital das Pedras Preciosas, Teófilo Otoni/MG, Therezinha Gazzinellié uma artesã de “mão cheia”, mão essa rica em cada detalhe e carinho. Focada na sua arte, dedicada, prendada, curte cada passo e sente o dom da gentileza que a vida lhe ofereceu e conquistou sua posição há 83 anos com suas mãos de fada.

 Dona Therezinha é uma perfeccionista. De suas mãos saem verdadeiras peças que, da linha, apenas têm o material. Na verdade, o seu trabalho não pode ser classificado como artesanato, pois atenta a minúcia dos pormenores, a perfeição do acabamento… Fazendo de cada peça uma verdadeira obra-prima, o que as levou em várias Feiras e Exposição de Artesanato na Capital Mineira e cidades do interior de MG, sem esquecer que também foram enviadas a diversos países da Europa. Therezinha, um nome comum e uma mulher simples, mas com história de vida diferenciada, que procura passar o seu conhecimento através de trabalhos voluntários na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e na Conferência São Vicente de Paula – Comunidade da Taquara, em Teófilo Otoni. Incentivada pelo SEBRAE – MG, teve o seu trabalho publicado em várias edições do Catálogo de Artesanato – Minas Gerais.

Ah, mas para se tornar uma Artesã de verdade o caminho é longo e o capricho é fundamental, e isso Dona Therezinha tem de sobra! Ela não se preocupa em destacar apenas com o fazer, e sim como fazer! Cada curva do seu artesanato tem o seu capricho, que é: dedicação, qualidade, detalhe, diferencial e, principalmente, seu amor!

 

Teófilo Otoni – MG
(33) 3522-3349

there-artesanato@hotmail.com.br